O projeto

Proposta

As pessoas andam sempre correndo e nunca têm tempo para meditar e analisar seus atos. Isso as torna muito sucetíveis a erros básicos de falta de respeito para com o próximo.

A idéia base do projeto é iluminar com pequenos pensamentos um minuto de cada pessoa. É tão pouco tempo, e tanto pode ser trabalhado. Trazer a consciência das pessoas para o bem beneficia inicialmente a elas. Depois a toda a sociedade. Muitos estão carentes de uma palavra de esperança, e isso pode ser a diferença entre um dia de bom humor ou mau humor.

Aplicação

Imprimir planfletos com alguma frase que estimule a pessoa a meditar sobre e como ela pode aplicar em sua vida pequenas atitudes de imediato. Não use frases diretamente religiosas, como citações da bíblia ou de algum livro sagrado que exponha conceitos que não sejam simplesmente fazer o bem. Não use o nome de nenhuma entidade religiosa – Deus, Alá, Buda, anjos, etc. Use textos simples e que possam ser compreendidos por qualquer pessoa. Não sabemos o histórico de cada pessoa que será iluminada e a proposta é atingir o maior número possível de pessoas. Uma boa fonte são livros de medidações pequenas como o Minutos de Sabedoria, 100 Pensamentos Zen-Budistas para uma vida melhor, etc.

Não adianta só panfletar para as pessoas na rua. Vai ficar parecendo só mais uma propaganda ou “santinho” que recebemos aos montes todos os dias. Tente chamar a atenção das pessoas de forma criativa, sempre tendo o cuidado de não agredir ou ridicularizar ninguém. Uma idéia que tive é usar a mesma tática dos vendedores ambulantes em ônibus e metrôs. Você começa como um texto e depois pede para as pessoas ajudarem na causa.

Um exemplo de texto: “Com sua licença! Estou aqui para pedir um minuto de sua atenção. Vivemos em um mundo cheio de guerras e desgraças e eu gostaria de trazer um pouco de esperança e luz para seus corações. Estou distribuindo uma mensagem com palavras de sabedoria e espero que essas palavras façam o seu dia melhor. Um(a) (bom dia / boa tarde / boa noite).

O interessante é dispertar a curiosidade das pessoas e trazer o foco delas para a mensagem distribuida. No impresso com a mensagem é interessante constar o nome do projeto – Projeto Iluminando – e o slogan: “O que você já fez hoje para iluminar o seu dia?“. Vamos trazer a responsabilidade da nossa felicidade para nós mesmos. Não adianta procurá-la fora de nós se não fazemos a nossa parte.

O projeto não tem um criador ou instituição por trás. Não é parte de uma ONG ou empresa. Não arrecada dinheiro ou doações. É pura e simplesmente a divulgação de mensagens para tentar melhorar uma célula do sistema que fazemos parte. A iniciativa é individual e a recompensa é a certeza de estar fazendo algo para um mundo melhor!

Material de Apoio

  • Frases e Pensamentos
  • E-mail – iluminando.todos@gmail.com
  • Modelo de panfletos para a impressão
  • Banco com idéias criativas
  • Seus sorriso constante
  • Boa vontade
Anúncios
Explore posts in the same categories: Geral

4 Comentários em “O projeto”

  1. kleine:) Says:

    Eu amei-amei a idéia.

    Pronto, já estou aqui , trabalhando na divulgação !!!

    beijito 🙂

  2. Carolzita Says:

    oi, eu tbm amei a idéia, mas sou meio timída pra falar em público, apesar de fazer teatro, por isso tive uma outra idéia, uma nova opção de chamar atenção iluminando a o dia das pessoas, que tal cartazes pela cidade ??

    beijnhos

  3. Aninha Says:

    Que idéia lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
    Uma dica pros tímidos (como eu ): Começemos pelos nossos núcleos!!! Com os amigos, na família, na faculdade, com os vizinhos, na escola pública do nosso bairro, deixando um montinho em padarias e pedindo para o funcionário do caixa entregar a cada troco… na locadora que a gente freqüenta, a gente pode falar com o dono ou gerente e pedir pra eles distribuirem, nos ajudando nessa campanha!!! Sempre há alternativas!!! Vamos lá!!! Mãos à obra! [ ;)] A gente quer tanto do mundo e faz tão pouco por ele!

    Bjusss a todos

  4. Rhyan Says:

    pow.. mto interessante a idéia.. já havia pensando em coisas do tipo.. mas não sabia sequer por onde começar.. tenho idéias similares aos ditos aqui, alcançar uma sesibilização através de cartazes ou panfletos.. mas pensei em um mínimo de organização, do tipo.. todos trabalhando juntos em uma única lição, o que ajuda na fixação das idéias.. uma após a outra. Outro ponto é, qual o foco das lições? uma coisa que aprendi na europa é que o problema do brasileiro, não é outro senão a forma dele pensar. 1. egoista 2. gosta de facilidade 3. se preocupa apenas com o presente. Daí pensei q o foco poderia ser em utilizar frases de fácil entendimento que mudassem a forma do brasileiro pensar, mas até nisso tenho dúvida de por onde começar, do tipo:

    opção 1 (auto ajuda):

    • “O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)

    • “Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.” (Carlos Drummond de Andrade)

    :: passando a idéia de que o futuro dele, só depende dele e nunca é tarde para começar.

    opção 2:

    • “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda uma vida.” (Mahatma Gandhi)

    :: brasileiro sempre acha que um pequeno deslise, erro, trapaça será uma ação única sem muita repercussão, quando que na verdade, um erro pequeno sempre precede um maior e uma população cometendo pequenos erros, põe a nação em um total descontrole.

    Por fim digo que estou disposto a por esse projeto para frente independente de quem esteja a frente do mesmo. Quero contribuir, como faço? vou procurar contatos ao mesmo tempo que espero retornos de quem quer que leia isso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: